Horário de atendimento: 

Seg a sex – 8h às 20h | Sáb – 8h às 18h

Afinal, vale a pena investir em opcionais para carros? Foto/Reprodução: JESHOOTS.com no Pexels

Afinal, vale a pena investir em opcionais para carros?

Com toda certeza, você já deve ter ouvido alguém se referir a um carro como “pelado”. Em resumo, o termo refere-se a veículos que não possuem muitos itens além do básico, ou seja, que prezam pelo conforto e segurança. Mas, será que vale a pena investir em opcionais para carros?

Antes de mais nada, não podemos negar que esses opcionais valorizam os veículos. No entanto, hoje em dia, o diferencial do carro nem sempre é um ar-condicionado, por exemplo. Os tempos mudaram e itens mais sofisticados são cada vez mais procurados pelos proprietários de automóveis.

Seja como for, básicos ou não, separamos neste post alguns opcionais para carros que podem fazer toda a diferença e valorizar ainda mais o seu veículo. Continue a leitura para saber mais!

Ar-condicionado

Muitas pessoas nem consideram o ar-condicionado um opcional, mas sim um item básico de conforto. Isso porque, nos últimos anos, tornou-se comum para a maioria das fabricantes a inserção do sistema até mesmo nos modelos mais “pelados”.

Afinal, vale a pena investir em opcionais para carros? Foto/Reprodução: deepblue4you no iStock

Mas, não podemos deixar de citar o ar-condicionado como um item que faz toda a diferença. Justamente por ser considerado algo básico nos carros de hoje em dia, é um investimento que com certeza vale a pena. Além de, claro, ser um conforto a mais, principalmente durante viagens, afinal, vivemos em um país tropical, com altas temperaturas.

Vidros e travas elétricas

Esses opcionais unem conforto e segurança. Em primeiro lugar, travas elétricas são itens de proteção essenciais, ainda mais atualmente, com o índice de violência tão alto. Essa é uma forma de tornar o carro menos vulnerável a roubos e, com toda certeza, algo que deve ser considerado.

Essa justificativa vale também para vidros elétricos, já que isso garante que as janelas do carro não ficarão abertas devido a um descuido do motorista ou dos passageiros. Aliado a isso, claro, temos a praticidade de ambos os sistemas, pois, quanto à trava, por exemplo, é muito mais fácil fechar o carro apertando apenas um botão.

Central multimídia

A procura por esse opcional cresceu nos últimos anos. Algumas pessoas não enxergam a relevância desse sistema em um carro, porém, ele pode fazer toda a diferença – tanto no dia a dia quanto no momento de revenda.

Vivemos em um mundo conectado, logo, não é de se estranhar que isso seja levado também para os carros. Além de facilitar a integração entre o motorista e o veículo, uma central multimídia é sinônimo de praticidade.

Central Multimídia. Foto/Reprodução: simpson33 no iStock

É possível centralizar os comandos do carro por voz, bem como acessar GPS (que é algo muito utilizado hoje em dia). Outro ponto a atentar-se é para a conectividade permitida pelo sistema entre o carro e o celular, via Bluetooth.

Câmera de ré e sensores de estacionamento

Inserir câmera de ré e sensores de estacionamento no automóvel pode ser muito benéfico não apenas para o motorista em si, mas também para pedestres e outros proprietários de carros. Esse sistema evita acidentes e prejuízos com danos na lataria.

Enquanto os sensores alertam, através de efeitos sonoros, se existe algum obstáculo no momento de estacionar, a câmera garante uma ampla visualização da vaga. Como resultado, torna-se muito mais fácil fazer uma baliza, por exemplo.

Rodas de liga leve

Um conjunto de rodas de liga leve pode fazer toda a diferença no seu carro, tanto esteticamente quanto em termos de valorização e economia. Normalmente, quando nos referimos a esse tipo de roda, relacionamos aos benefícios visuais. Isso porque, dão ao veículo um ar muito mais elegante e estiloso, mas não é só isso.

Roda de liga leve. Foto/Reprodução: 4X-image no iStock

Além de muito bonitas, as rodas de liga leve pesam menos e, consequentemente, influenciam positivamente no gasto de combustível – que acaba sendo mais baixo também. Em termos mecânicos, o opcional também contribui para um menor tempo de troca das pastilhas de freio, já que há menos desgaste no sistema de frenagem. Isso se explica pelo fato de, como a roda é mais leve, ela exige menos força do freio.

Vale a pena investir em opcionais para carros?

Como você pôde ver, são inúmeros os itens que você pode acrescentar ao seu veículo (e nem citamos todos eles, hein?), mas o investimento vai depender exclusivamente de você. Nenhum desses opcionais são essenciais para o bom funcionamento do carro, mas só trazem benefícios a ele.

Além disso, como falamos, pode ser bem vantajoso em um momento de revenda, pois esses itens valorizam ainda mais os modelos de carro. Sendo assim, basta você decidir se esse é um gasto que você está disposto a ter para ser recompensado no futuro (e no dia a dia, claro, com boas experiências quando estiver no volante).

Conte-nos abaixo, nos comentários: quais desses opcionais você acha mais relevante e quais pretende inserir em seu carro? Nós, da Bellos Car, adoraríamos saber a sua opinião!

Aproveite que está aqui e siga-nos nas redes sociais, assim, pode ficar por dentro de todas as novidades do mercado!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros conteúdos BellosCars

© 2021 Autoconf. Todos os direitos reservados.
brasao_novo