Horário de atendimento: 

Seg a sex – 8h às 20h | Sáb – 8h às 18h

Carro automático: como dirigir da maneira correta

Os carros automáticos saíram definitivamente do forno aqui no Brasil. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), de 2010 a 2019, a venda de carros com câmbio automático no país foi de 12% a 49%. 

Entretanto, mesmo com as vendas de carros automáticos em alta, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto, principalmente para quem ainda não dirigiu um veículo com este sistema. Mas até para quem já conduziu um automático, pode surgir a dúvida: será que estou fazendo certo ou ainda tem como melhorar a performance do um automático.

Se estas são as dúvidas, ou se você quer entender melhor sobre o assunto e descobrir como dirigir da maneira correta o seu carro automático, continue a leitura!

Existe jeito certo de dirigir carro automático?

Não necessariamente existe apenas um jeito de dirigir automáticos, mas se você está acostumado com o câmbio manual, algumas mudanças de hábito podem ser necessárias para garantir menor desgaste da transmissão e maior segurança na direção.

Câmbio com letras

Diferente do câmbio manual, o câmbio automático é composto por letras. O “D” indica a posição Drive, a qual você usa na maior parte do tempo com o carro em movimento. O “P” é para estacionar (vem do inglês Park). Essa posição trava o movimento do carro. 

Já o “N” é o ponto morto, que deve ser usado para situações em que é preciso mover o carro mesmo com ele desligado, como durante a manutenção, por exemplo. A letra “R” é para marcha-ré.

Alguns modelos possuem também opções numeradas, como 1, 2 e 3. Neste caso, o veículo limita o número de marchas de acordo com o número escolhido. Outros possuem também a letra “L” e “S”. A primeira é para quando o veículo está muito carregado e a segunda é o modo esportivo, que preza por potência.

Macetes para dirigir carro automático

Utilize o freio motor – Usar o freio de mão é muito importante para não desgastar o câmbio. A trava mecânica não foi desenvolvida para suportar o peso do veículo.

Esqueça o pé esquerdo – Muitos motoristas, quando mudam de câmbio manual para automático, costumam utilizar um pé para cada pedal. Isso pode gerar freadas bruscas e confusão mental, então continue utilizando apenas o pé direito para acelerador e freio.

Não utilize o modo “N” no trânsito – Alguns veículos engatam a função modo “N” de forma automática quando o veículo para no semáforo, por exemplo. Entretanto, se o seu carro não funciona dessa forma é mais indicado não engatar o modo N durante o semáforo manualmente, segundo o engenheiro Kleber Willians.

Conheça o modo “creeping” – Quando o veículo está no modo “D” mesmo se você não colocar o pé no acelerador, ele vai continuar em movimento lentamente. Isso é chamado de modo creeping. Por isso, fique atento para evitar acidentes.

Não esqueça de verificar o fluido do câmbio automático

Para manter a revisão do veículo com câmbio automático sempre em dia, não esqueça de verificar o fluido. O período pode variar de acordo com o modelo e a marca do veículo, sendo que em alguns casos ele dura por toda a vida útil do câmbio automático. De qualquer forma, consulte o manual do seu veículo e confira!

E aí gostou deste conteúdo? Então confira outros textos em nosso blog e saiba tudo sobre o universo automobilístico!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros conteúdos BellosCars

© 2021 Autoconf. Todos os direitos reservados.
brasao_novo