Horário de atendimento: 

Seg a sex – 8h às 20h | Sáb – 8h às 18h

Carro automático x manual: qual combina mais comigo?

Na hora de escolher um carro podem surgir várias dúvidas, como, por exemplo, comprar um carro automático ou manual. Pensando nisso, separamos algumas informações que vão te auxiliar na escolha

Na hora de escolher um carro podem surgir várias dúvidas, como, por exemplo, qual modelo escolher? Qual cor levar? E pode-se dizer que a questão principal é: devo comprar um carro automático ou manual? Nesse caso, é importante avaliar bem todas as situações, para não correr o risco de se arrepender da seleção. 

Pensando nisso, separamos algumas informações que vão te auxiliar na escolha, como, por exemplo, as vantagens e desvantagens, as principais diferenças entre o câmbio automático e manual e o que deve ser levado em consideração na hora de efetuar a compra. Continue a leitura e descubra!

Principais diferenças entre câmbio automático e manual 

Antes de destacar as diferenças entre eles, que tal uma curiosidade? Você sabia que a tecnologia do câmbio automático é invenção de dois brasileiros? É isso mesmo!

Fernando Iehly de Lemos e José Braz Araripe criaram e venderam a patente para a General Motors no ano de 1932, no entanto, os primeiros carros a adotarem o câmbio automático saíram da fábrica para as ruas apenas em 1939. 

Os carros manuais são perfeitos para os motoristas que desejam ter total controle sobre o veículo, pois com o câmbio manual é possível adaptar as marchas de acordo com seu gosto e situação. 

Os carros automáticos, por sua vez, oferecem mais conforto e segurança ao condutor. Nessa modalidade, a embreagem, velocidade e troca de marcha é feita automaticamente, sem que haja a necessidade do motorista intervir.

Diferenças entre carros com cambio manual e automático.

Isso ocorre porque o carro automático possui engrenagens planetárias, acionadas por um sistema conversor de torque, que vão repassar isso automaticamente do motor para as rodas do veículo. 

Vantagens e desvantagens

Automático

Uma das principais vantagens é a segurança. Com os carros automáticos, o motorista fica mais “livre” para focar na estrada. Um ponto importante é o custo da manutenção, geralmente, os veículos mais modernos possuem uma complexidade maior com relação a manutenção, por esse motivo os consertos são mais caros, mas por outro lado, o câmbio automático possui maior durabilidade. 

Manual

A principal vantagem é o custo, pois como o controle do veículo é totalmente do motorista, as manutenções acabam sendo menores, por conta da “modernidade”. Além disso, o valor de compra também é mais baixo que um carro automático. 

Por outro lado, conduzir um carro manual é mais cansativo, especialmente para motoristas em trajetos mais longos. Outra questão a ser levada em consideração é de que o câmbio manual exige reparo com mais frequência, mas é mais barato na manutenção.

Como escolher a melhor opção?

Bom, agora que você já sabe como cada uma funciona e quais são as principais vantagens e desvantagens é hora de escolher. Mas afinal, qual a melhor opção: carro automático ou manual?

Para tomar essa decisão é importante que você faça uma autoavaliação.  Saber como são suas características como condutor e as suas necessidades. Por exemplo, se você tem prazer em dirigir e está familiarizado com a condução tradicional, o carro manual é uma ótima escolha. 

Entretanto, se você costuma fazer viagens muito longas, com frequência e se desgasta muito dirigindo, o carro automático é a melhor opção. 

De qualquer forma, uma maneira de descobrir qual é o veículo ideal para você é através de um test drive. Aqui na Bellos Car você agenda um teste com ambos os modelos e já descobre qual é o seu favorito!

Gostou deste artigo e quer saber mais dicas e novidades sobre o mundo automobilístico? Então confira os outros textos do nosso blog e nos siga nas redes sociais! 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros conteúdos BellosCars

© 2021 Autoconf. Todos os direitos reservados.
brasao_novo