Horário de atendimento: 

Seg a sex – 8h às 20h | Sáb – 8h às 18h

Carro novo x carro usado: saiba quais são os prós e contras de cada opção. Foto/Reprodução: Burak Fatsa no iStock

Carro novo x carro usado: saiba quais são os prós e contras de cada opção

Quem nunca pensou em trocar de veículo – ou até mesmo comprar o primeiro – e ficou em dúvida se optava por um carro usado ou zero. Sem dúvida, existem muitos pontos positivos em investir em um veículo novo, mas não pense que são apenas flores.

Neste post, fizemos uma comparação entre as duas opções de veículos para que entenda qual as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Lembre-se que não existe certo e errado nessa escolha, mas sim aquilo que mais se encaixa nas suas necessidades!

Vamos lá?

O que muda de um carro usado para um seminovo?

Antes de falarmos sobre os prós e contras de um carro zero quilômetros e um usado, precisamos esclarecer essa dúvida.

Em resumo, todo carro seminovo é usado, o que muda é o tempo de uso de cada um deles e o número de proprietários. Isso porque, se encaixam na categoria de seminovos aqueles que tiveram apenas um dono anteriormente e possuem menos de três anos de uso. Todo veículo com um tempo de rodagem e/ou quantidade de proprietários maior do que isso se caracteriza como “usado”.

Aqui, vale a pena uma observação: veículos usados com mais de 30 anos de estrada são caracterizados como carros clássicos. O valor destes pode variar e não necessariamente custará menos do que um veículo zero quilômetro.

Os prós e contras dos carros usados e novos

Adquirir um carro zero sempre foi visto como algo a ser almejado, seja por status ou pelo medo de investir em um veículo com defeito. Mas, quando a compra é feita em um local de confiança e procedência, um carro usado pode garantir a mesma segurança do que um novo.

Carro novo x carro usado: saiba quais são os prós e contras de cada opção. Foto/Reprodução: deepblue4you no iStock

Desvalorização no mercado

Inegavelmente, um carro zero proporciona uma segurança maior a quem irá comprá-lo. Isso porque, não há nenhum desgaste no veículo ou algo que possa causar problemas imediatos. É isso, inclusive, que determina o valor mais alto do que os modelos usados ou seminovos.

No entanto, em contrapartida, um dos itens de maior depreciação no mercado é o carro. Não é à toa que dizem que, ao sair da loja, o veículo já desvaloriza 20%. Portanto, definitivamente, esse é um contra do automóvel 0 km. As pessoas preferem investir em um carro usado pois é uma chance de não perderem tanto dinheiro.

Valor de aquisição

Não há como negar: o valor de um carro usado é bem menor do que um novo. Essa é com certeza uma vantagem dessa opção. Sendo assim, é possível encontrar automóveis com inúmeros utilitários e acessórios pelo preço e um carro zero que vem “limpo” – ou seja, sem ar condicionado, rádio, trava elétrica, etc.

Manutenção do veículo

Entramos em uma parte complicada e um pouco controversa em alguns pontos. Os defensores do carro zero ressaltam a vantagem de que, por ser novo, dificilmente precisará de alguma manutenção por algum tempo. Enquanto isso, um carro usado é mais propenso a estragar.

Mas, será que é isso mesmo? Não podemos afirmar com certeza. Tudo depende dos antecedentes do veículo – por isso a importância de procurar uma revendedora de confiança e qualidade.

Se os donos anteriores fizeram todas as revisões necessárias no carro, então raramente ele apresentará algum defeito. Além disso, quando você adquire um carro novo, precisa realizar as manutenções na concessionária para não perder a garantia, o que despende de um valor maior.

Em contrapartida, o segundo dono (ou terceiro) não precisa necessariamente fazer as revisões do carro na concessionária, já que, normalmente, o tempo de garantia já expirou.

Afinal, qual é melhor: carro usado ou novo?

Depende. Não podemos afirmar qual tipo de veículo é o mais vantajoso, pois isso varia de pessoa para pessoa. Antes de mais nada, você precisa avaliar as suas prioridades e o que busca em um carro. Analise as necessidades da sua família e, claro, estude suas finanças.

Carro novo x carro usado: saiba quais são os prós e contras de cada opção. Foto/Reprodução: Mahmud013 no iStock

Por fim, é necessário pesquisar bem antes de adquirir um carro. Procure locais que são referência no mercado, bem como marcas renomadas. Lembre-se que, às vezes, você pode precisar gastar mais no momento da compra para que, no futuro, o barato não saia mais caro e com mais dor de cabeça.

O que achou deste artigo? Conte-nos abaixo, nos comentários, pois nós, da Bellos Car, adoraríamos saber a sua opinião sobre o assunto. Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais, assim, mais pessoas podem tirar suas dúvidas!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros conteúdos BellosCars

© 2021 Autoconf. Todos os direitos reservados.
brasao_novo