Horário de atendimento: 

Seg a sex – 8h às 20h | Sáb – 8h às 18h

Cartão de estacionamento para idoso: saiba como tirar e usar este documento

Algumas pessoas não sabem, mas o cartão de estacionamento para idoso é um documento obrigatório para motoristas ou passageiros com mais de 60 anos. Mas você sabe como adquiri-lo? Aprenda lendo este artigo!

O que é o cartão de estacionamento para idoso

Para quem não sabe este cartão é responsável por garantir que o idoso possa parar em vagas especiais, sem ser multado. Ou seja, o documento permite que a pessoa pare o veículo e locais apropriados, com a sinalização adequada.

De acordo com a Lei nº10.741, os estacionamentos públicos e privados devem reservar cerca de 5% das vagas para idosos com mais de 60 anos, segundo o Estatuto do Idoso. Porém, vale reforçar que essas vagas só podem ser utilizadas por veículos identificados com o cartão de estacionamento para idoso. Isso proporciona maior comodidade a eles.

Como solicitar o cartão de estacionamento para idoso?

O cartão pode ser solicitado de duas maneiras: pelo Detran ou pela prefeitura municipal, desde que seja associado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), portando Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante residencial – em nome do idoso – e formulário de requerimento do cartão. 

Este documento tem validade em todo país, permitindo que o condutor pare nas vagas sinalizadas com “IDOSO”. Porém, é necessário seguir algumas orientações, como, utilizar somente o documento original e, somente, o titular do documento pode usá-lo. 

Como usar o cartão de estacionamento para idoso?

Como dito anteriormente, o cartão de estacionamento de idoso pode ser usado em qualquer vaga sinalizada com a palavra “idoso”, seja na rua, estacionamentos, shoppings e supermercados. Entretanto, essa identificação não isenta o motorista de pagar as taxas cobradas nestes locais. Além disso, o cartão deve ficar visível, posicionado sobre o painel do carro.  

Também vale lembrar que não é permitido emprestar o documento para outras pessoas e nem mesmo andar com a cópia do documento, apenas a original tem validade. Caso aconteça de descumprir essas recomendações, o cartão pode ser suspenso e até mesmo cassado. 

Bom, agora que você já sabe as informações necessárias sobre o cartão de estacionamento para idosos, compartilhe com seus amigos e familiares. Afinal, sempre tem alguém buscando por mais informações, não é mesmo?

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais, toda semana tem um conteúdo novo para tirar suas dúvidas! Até a próxima!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros conteúdos BellosCars

© 2021 Autoconf. Todos os direitos reservados.
brasao_novo