Horário de atendimento: 

Seg a sex – 8h às 20h | Sáb – 8h às 18h

Cuidados que você deve ter para manter a vida útil do seu carro. Foto/Reprodução: vadimguzhva no iStock

Cuidados que você deve ter para manter a vida útil do seu carro

De nada adianta possuir um automóvel e não manter alguns cuidados que ajudam a otimizar a vida útil do seu carro. Além de ser um bem valioso, vamos combinar que é péssimo ficar na mão quando você mais precisa ir até algum lugar, não é?

Então, para ajudá-lo a manter o seu carro nas perfeitas condições e evitar possíveis danos (e gastos), preparamos este post. Continue a leitura para descobrir alguns cuidados que você deve ter com seu veículo e aproveite para tirar algumas dúvidas sobre o assunto!

Mantenha as revisões sempre em dia

Todo carro, seja ele zero quilômetro ou usado, precisa passar por revisões de tempos em tempos. Isso, além de evitar problemas futuros, também garante segurança aos passageiros, principalmente em viagens.

Sendo assim, é importante manter-se atento ao cronograma de revisões. Se você possui um carro novo, saiba que, junto com o manual, existe uma indicação a respeito das revisões e quando deve realizá-las.

Além disso, é recomendado que, a cada 6 meses, o proprietário do veículo leve-o até uma mecânica ou oficina especializada, para fazer um check-up e garantir que o carro está funcionando de acordo com o esperado.

Sabemos que esses cuidados dependem de certo dinheiro, mas lembre-se que não é nada comparado a um reparo de emergência ou, pior, um problema irreparável.

A troca de óleo é essencial para otimizar a vida útil

Sem dúvida, a troca de óleo é um dos processos mais importantes para se realizar nos carros. O óleo funciona como um lubrificante do motor, que garante o bom funcionamento de todas as peças e evita danos no sistema hidráulico.

Cuidados que você deve ter para manter a vida útil do seu carro. Foto/Reprodução: Shutter2U no iStock

Não bastasse isso, o óleo também ajuda a remover impurezas e resíduos que possam estar no motor. Como resultado, diminui-se o risco de entupimentos e até mesmo fundição do motor.

Portanto, é importante que você realize a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 6 meses. Além disso, verifique periodicamente o nível do óleo – isso pode ser feito em postos de gasolina, no momento de abastecer.

Cuidado com os pneus

Todos falam que o motor é o coração do carro, mas com certeza sem os pneus ele também não pode realizar sua função. Pelo menos uma vez por semana é importante calibrar os pneus, assim, aumenta-se a durabilidade dos mesmos e, consequentemente, evita-se o desgaste.

Mas, a calibragem não é o único cuidado que você deve ter. É necessário também realizar, de tempos em tempos, o alinhamento e o balanceamento. O primeiro processo ajusta os ângulos dos pneus, para garantir que o carro não vai “puxar para um lado”.

Você deve estar se perguntando com ocorre o desalinhamento dos pneus. Em resumo, com buracos ou irregularidades na estrada ou asfalto. Com o passar do tempo, os pneus se tornam mais desgastados e acabam pendendo para o lado. Portanto, deve-se corrigir esse “defeito”.

Cuidados que você deve ter para manter a vida útil do seu carro. Foto/Reprodução: South_agency no iStock

O balanceamento, por sua vez, está relacionado àquela vibração ou barulho que o carro faz quando você acelera. Essa alteração pode ser percebida tanto no volante como em outras partes dos carros e para corrigi-la basta balancear os pneus. Ou seja, é preciso equilibrar o peso igualmente entre os pneus, para que não haja um sobrepeso de nenhum lado.

Manter a vida útil do carro também está relacionado ao seu interior e lataria

Nem todos os cuidados estão relacionados às partes técnicas do carro. É preciso prestar atenção também na lataria, como pintura, amassados ou arranhões que podem aparecer. Por isso, se houver algum desgaste, é preciso reparar o mais rápido possível.

Além disso, deve-se manter o carro sempre limpo, interna e externamente. Se quiser poupar dinheiro, basta realizar a limpeza com um pano molhado em água e sabão. Isso, com toda certeza, já vai mudar a aparência do seu veículo.

Cuidados que você deve ter para manter a vida útil do seu carro. Foto/Reprodução: bernardbodo no iStock

Por fim, atente-se ao banco também. Os modelos em couro precisam ser hidratados com certa frequência, para evitar manchas e rachaduras. Enquanto isso, em outros tipos de tecido, é necessário apenas passar um pano e aspirar.

Mas, por que tantos cuidados?

O primeiro motivo é óbvio: um carro é um investimento e você não quer jogar seu dinheiro no lixo, não é? No entanto, você deve pensar também no futuro.

Imagine que em 3 anos pretende vender o seu carro e, claro, quer tirar o melhor valor possível em cima dele. Se o seu veículo estiver bem conservado, você com certeza conseguirá fazer um preço bom e não perderá tanto dinheiro. Mas, se ele apresentar vários defeitos, seja no motor ou na lataria, por exemplo, dificilmente vai conseguir vender por um valor muito alto.

Em resumo, você só tem a ganhar quando visa a otimização da vida útil do seu carro!

Então, o que achou deste post? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Não hesite em entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas! Aproveite que está aqui e siga-nos nas redes sociais. Dessa forma, pode ficar por dentro de todas as novidades do mercado automobilístico!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros conteúdos BellosCars

© 2021 Autoconf. Todos os direitos reservados.
brasao_novo