Horário de atendimento: 

Seg a sex – 8h às 20h | Sáb – 8h às 18h

Tabela Fipe

Tabela Fipe: entenda como funciona e por que é usada pelas revendas de carros

A tabela Fipe é um dos maiores aspectos de avaliação no momento de vender um veículo. Mas, você sabe o porquê disso? Essa tabela é utilizada como base para definir o valor de um carro usado ou seminovo.

Usada como referência por muitas revendedoras de carros, a tabela Fipe é um dos maiores aspectos de avaliação no momento de vender um veículo. Mas, você sabe o porquê disso? Ou, ainda, como funciona a tabela?

Para explicar todas as dúvidas que você possa ter sobre o assunto e, claro, garantir que você está fazendo um bom negócio no momento de vender o seu carro, preparamos este post. Curioso para saber mais? Então continue a leitura!

O que é a tabela Fipe?

Em resumo, essa tabela é utilizada como base para definir o valor de um carro usado ou seminovo. Criada em 1973, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, tinha inicialmente o intuito de auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Universidade de São Paulo).

Ela é alterada mensalmente e também é utilizada para ajudar a definir os valores de impostos, como o IPVA, e indenizações de seguros auto. Sendo assim, é uma boa ideia ficar de olho nela se você pretende vender ou comprar um carro e contratar um seguro.

Em que a tabela se baseia?

Para definir os valores indicados na tabela Fipe, são levados em consideração alguns aspectos. Mas, o principal deles é a coleta do preço dos automóveis no mercado nacional.

A partir disso, é feita uma média por região. Vale ressaltar que os pesquisadores da Fipe analisam se há discrepâncias nas estatísticas e, claro, descartam valores muito altos ou baixos demais.

Com esses valores em mãos, é possível analisar diversas questões, como quais os carros que estão com preços muito acima do mercado; as montadoras melhores avaliadas; modelos; ano de fabricação, etc. 

Feito isso, cada modelo de veículo é inserido na tabela, de acordo com suas especificidades, para consulta pública. 

Como realizar a consulta?

Como já dissemos, a tabela é atualizada mês a mês, portanto, antes de mais nada, se você está realizando uma busca há muito tempo, é preciso acessá-la todos os meses. Assim, fica a par de qualquer mudança.

Esteja você em busca de um carro para comprar ou, ainda, queira vender o seu automóvel, é preciso se manter atualizado. Afinal, você não quer, por exemplo, colocar seu carro à venda por um valor muito acima do mercado, ou pior, abaixo, não é?

Para fazer a consulta, basta você acessar o site da Fipe e escolher o tipo de pesquisa (carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos). Em seguida, selecione o período em que quer consultar e insira a marca, o modelo e o ano do carro. Pronto! Agora é só clicar em pesquisar e o preço médio aparecerá.

A tabela Fipe é 100% confiável?

É preciso lembrar que a tabela é apenas uma referência, ou seja, não é lei. Ela apenas mostra o cenário nacional do valor de determinado automóvel. No entanto, é válido ressaltar que a tabela Fipe não é o único fator que influencia na avaliação de um carro.

O preço final pode variar de acordo com o estado do motor, se o veículo sofreu algum dano, quilometragem e muitos outros pontos. Além disso, as revendedoras não são obrigadas a levar em consideração o valor indicado na tabela – ainda que a grande maioria o faça.

Pretende vender o seu carro usado ou seminovo e quer garantir que fará o melhor negócio? Então entre em contato conosco! Aqui na Bellos Car, avaliamos o seu veículo em apenas 30 minutos e fazemos a proposta logo em seguida. Por que perder tempo quando você pode ganhar dinheiro? Esperamos sua visita!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros conteúdos BellosCars

© 2021 Autoconf. Todos os direitos reservados.
brasao_novo